sábado, 29 de setembro de 2012

Rentabilidade - Setembro de 2012

Este mês não alcancei minha meta. Em julho também não tinha conseguido, mas agora foi bem pior, pois perdi também para o Ibovespa. Foi a primeira vez que isso aconteceu. O meu rendimento foi de 2,94%, contra 3,70% do Ibovespa. Isso fez queimar um gordura de rendimento que eu tinha sobre o Ibovespa. O ganho acumulado no ano baixou de 5,32% para 4,55%, mas ainda acima da meta acumulada de 3,24%.


Como você deve ter notado eu não aportei nada este mês. Isto se deu, porque quando o Ibovespa disparou a partir da segunda semana de setembro eu fiquei bloqueado com a alta e não consegui seguir com a minha diretriz de aportar 10k por mês. Confesso que isso foi errado, pois tenho que pensar no longo prazo e não em variações momentâneas.

Por sorte, houve um recuo parcial dos preços e vou tentar compensar o aporte em outubro, se bem que em novembro começa a safra de balanços e não gosto muito de comprar às vesperas de balanço, pois é quando os múltiplos fundamentalistas estão os mais velhos possíveis. 

A única mudança na carteira foi que vendi pomo3 por R$ 10,45. Entrou na conta uns trocados de dividendos do Banco do Brasil.
 


Apesar da queda do Ibovespa nos últimas dias de setembro, até que o mercado fechou bem generoso. Bem diferente do que eu imaginava que iria ser. Mas como meu pessimismo não mudou nada, não espero nada de bom para outubro.

2 comentários:

  1. Ola PB
    Mesmo tendo ficado abaixo do Ibv e da sua meta, foi uma bela rentabilidade.
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Oi Dividendos,
    sim, eu também achei uma boa rentabilidade, não posso ser injusto. É natural e esperado que alguns meses não vai dar, por isso manter o comparativo do acumulado, pois o que importa mesmo é o resultado ao final de tudo e não o que ocorreu pelo caminho.
    abraço,
    um dia vou ganhar 10k de dividendos também

    ResponderExcluir